MENUMENU

Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

por Arte-Factos em 15 Fevereiro, 2018

Ao fim de vários anos de programação regular das séries de sessões Histórias do Cinema, A Cinemateca Portuguesa dá agora início a um novo ciclo desta rubrica, que será marcado por uma maior diversidade temática. Para arrancar as séries deste ano, e tendo também em conta o contexto ditado pelo Ano Europeu do Património Cultural, a Cinemateca organiza uma primeira viagem em torno das relações históricas da arte cinematográfica com a sua base material, ou o que foram até hoje algumas das suas principais condicionantes materiais. Neste outro âmbito, e no que será a primeira de duas edições apresentadas pelo mesmo conferencista, a Cinemateca convida o historiador, coleccionador e restaurador Jean-Pierre Verscheure (grande especialista da história da tecnologia e das técnicas do cinema), hoje responsável pelo laboratório de restauro de som Cinévolution, com sede na Bélgica.

De 19 a 23 de Fevereiro, Jean-Pierre Verscheure irá traçar a evolução histórica do cinema ao nível dos vários formatos de imagem, não apenas numa abordagem técnica mas relacionando esta com as suas implicações na gestão do espaço de um filme e, mais geralmente, na mise-en-scène. Abordar-se-ão assim parâmetros essenciais que, tendo a ver com a tecnologia e a economia do cinema, são estruturantes para a linguagem e a expressão estética. A esta, seguir-se-á, em data a anunciar, uma segunda edição, na qual Jean-Pierre Verscheure abordará a evolução tecnológica do som e as suas relações com a linguagem das imagens em movimento.

Mais informações aqui.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos