MENUMENU

Fritz Lang em revista na Cinemateca em Maio

por Lucia Gomes em 20 Maio, 2016

Adrian Martin vem à Cinemateca para a edição das Histórias do Cinema dedicadas ao cinema de Fritz Lang, de que escolheu apresentar e comentar uma das obras folhetinescas do período alemão dos anos vinte (Spione); o “filme francês” de Lang, realizado no início da década de trinta entre a sua saída da Alemanha e o início da fase americana da sua obra (Liliom); e três dos filmes realizados em Holllywood na década seguinte (os muito conhecidos Scarlet Street e Secret Beyond the door, duas produções Diana, e o ainda hoje menos divulgado House by the River).

Adrian Martin, australiano, é uma presença indispensável na cena crítica internacional desde os anos oitenta. Ligado ao meio universitário australiano – a Universidade de Monash, onde leccionou durante décadas – e com muito trabalho produzido nesse âmbito, a sua actividade transcende em muito esse contexto específico. Foi crítico de cinema em jornais e revistas australianas, e escreveu dezenas de ensaios, sobre os mais variados temas, para publicações europeias e americanas. Tem obra publicada em livro, sempre numa gama temática variada e eclética, que tanto o leva a escrever sobre o cinema de Raul Ruiz como sobre a vasta questão da “cinefilia” nos tempos modernos. Como editor da revista online Rouge, dirigida a partir da Austrália, foi um dos protagonistas da “revolução crítica” trazida, ou proporcionada, pela Internet, algo que teve sequência na fundação, mais recente, de outra revista online, Lola.

Nome maior do cinema alemão, primeiro, e do cinema americano, depois, a partir do seu exílio nos anos trinta. Fritz Lang (1890-1976) foi talvez o cineasta que, nas primeiras décadas do cinema, maiores vocações despertou, tendo sido uma influência crucial sobre, por exemplo, o jovem Hitchcock. Foi autor de algumas das mais espectaculares produções do cinema alemão dos anos vinte, nomeadamente Metropolis, e um dos primeiros a experimentar o som enquanto recurso dramático não natural.

O ciclo decorre de 23 a 28 de Maio, sempre às 18:00 com Sessões-conferência apresentadas e comentadas por Adrian Martin, em inglês.

O Programa inclui:

Segunda-feira, dia 23 – SPIONE – Espiões
Terça-feira, dia 24 – LILIOM – Liliom
Quarta-feira, dia 25 – SCARLET STREET – Almas Perversas
Sexta-feira, dia 27 – SECRET BEYOND THE DOOR – O Segredo da Porta Fechada
Sábado, dia 28 – HOUSE BY THE RIVER – A Casa à Beira do Rio


sobre o autor

Lucia Gomes

Partilha com os teus amigos