Curtas na Piscina

por Isabel Leirós em 11 Dezembro, 2016 © Santana Hotel & SPA Vila do Conde

A grande festa da curta-metragem regressa sempre em Dezembro, pela mão da organização do Curtas de Vila do Conde, a propósito de mais um Solstício de Inverno. O Dia Mais Curto de 2016 traz muitas novidades, para além do alargamento a mais localidades com cinema para projecção.

Em Vila do Conde, o Santana Hotel & Spa, protagonizou em três datas (1, 4 e 11 Dezembro) o mais inusitado e inovador programa. A todos os que marcaram presença, foi possível assistir aos filmes em plena piscina interior ou jacuzzi, com acesso ainda à sauna para relaxar.

Na tela, foi projectado Penúmbria de Eduardo Brito, Cabeça de Miguel Tavares e Menina de Simão Cayatte,  mas o grande destaque vai para duas outras produções…

hopptornet_ten-meter-tower-2

Uma Breve História da Princesa X, de Gabriel Abrantes, é uma humorística dissertação sobre arte polémica. Uma aristocrata engolida pela sua vaidade é retratada por um artista plástico. Onde este vê uma peça surrealista e uma mudança de rumo face a trabalhos anteriores, todos vêem um objectivo impróprio para menores de idade.

Ten Meter Tower de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, foi igualmente uma escolha acertada para a programação. Numa piscina, acompanhamos corajosos e medrosos numa prancha com 10 metros de altura. Saltam? Não saltam? Serão capazes de lidar com o desafio?

No dia 21 de Dezembro as sessões de cinema estarão um pouco por todo o país; mas enquanto essa data não chega, podem acompanhar tudo na televisão: o programa Cinemax RTP dedica a sua programação e o canal TV Cine & Séries junta-se através do programa Curtas Às Quartas.

Por fim, de 14 a 21 de Dezembro, é possível assistir no conforto do lar, pois o site da Agência da Curta Metragem (www.curtas.pt/agencia) irá disponibilizar gratuitamente cinco filmes portugueses galardoados: Abraço do Vento de José Miguel Ribeiro, Rapace de João Nicolau, Amélia & Duarte de Alice Guimarães e Mónica Santos, Vicky and Sam de Nuno Rocha, e A Olhar Para Cima de João Figueiras.


sobre o autor

Isabel Leirós

“Oh, there is thunder in our hearts” – Fernando Pessoa

(Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos