MENUMENU

‘Columbus’ em ante-estreia no Festival Arquitecturas

por Arte-Factos em 23 Maio, 2018

A Alambique Filmes e o Festival Arquiteturas promovem a antestreia de Columbus, de Kogonada, no dia 1 de Junho, às 21h00, no Atelier 18:25. O filme conta a história de Casey, que vive com a mãe numa pequena cidade desconhecida do Midwest cativada pela promessa do modernismo. Jin, um visitante do outro lado do mundo, vem assistir ao seu pai moribundo. Inquietos com o futuro, eles encontram alívio um no outro e na arquitectura que os rodeia.

Fiz uma viagem de um dia a Columbus, há uns anos, com a minha mulher e os meus dois filhos. Tinha lido há pouco sobre essa Meca da arquitectura modernista nas regiões rurais de Indiana. (…) Havia um amargor inegável em tudo aquilo – aquela cidade tranquila no conservador Midwest, que funcionava como um museu vivo (e fantasmagórico) da promessa do modernismo. Senti-me imediatamente inspirado para fazer lá um filme. (Kogonada)

A arquitectura é usada no filme como ponto de reflexão e retrospectiva emocional de Casey e Jin. Ambos são confrontados com os seus medos, decisões e memórias enquanto observam e analisam as obras de Eero Saarinen, I.M.Pei, Richard Meier, entre outros.

 


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos