MENUMENU

Cinemateca homenageia António Escudeiro

por Arte-Factos em 24 Outubro, 2018

A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, organiza no próximo dia 2 de Novembro, às 21h30, uma sessão de homenagem a António Escudeiro (1933-2018), um dos mais relevantes directores de fotografia do cinema português, autor uma obra importante como realizador, recentemente falecido. Nessa ocasião será exibido o filme Adeus, Até Amanhã, um documentário de cunho manifestamente autobiográfico.

É uma oportunidade para recordar o trabalho de um dos grandes directores de fotografia portugueses, responsável pela fotografia de filmes como Kilas, O Mau da Fita, de José Fonseca e Costa, A Ilha de Moraes, de Paulo Rocha, ou Matar Saudades, de Fernando Lopes – três filmes entre as várias dezenas de títulos em que trabalhou, entre ficção e documentário, e incluindo um grande número de trabalhos realizados para televisão. Enquanto realizador, Escudeiro dirigiu vários documentários, parte deles produzidos por terras “estrangeiras” com as quais tinha particular afinidade (Angola, Goa, Macau), mas também assinou obras de ficção como a curta-metragem Velocidade de Sedimentação (2008).


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos