MENUMENU

Cineclube de Joane: Programação de Dezembro

por Arte-Factos em 3 Dezembro, 2018

Divulgamos a programação do Cineclube de Joane para o mês de Dezembro. As sessões realizam-se no pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

6 de DezembroBlackkklansman, de Spike Lee

Colorado, EUA, final da década de 1970. Ron Stallworth torna-se o primeiro detective negro a entrar na polícia de Colorado Springs, o que não é fácil em termos da forma como é recebido e tratado pelos colegas. Um dia, acaba por se infiltrar na secção local do Ku Klux Klan, falando ao telefone com os líderes, ganhando o respeito deles e mandando ir às reuniões em seu lugar um colega que é branco e judeu. Ao mesmo tempo, vai-se apaixonado por uma líder local dos direitos civis. Baseado no livro de memórias do próprio Stallworth, uma figura da vida real, um filme entre o drama e a comédia em que o passado é comparado directamente com o contexto político dos Estados Unidos de 2018. A realização está a cargo de Spike Lee, enquanto a produção é de Jordan Peele, o realizador e argumentista do oscarizado “Foge”. No elenco, John David Washington, filho de Denzel, Adam Driver, de “Girls”, Laura Harrier, de “Homem-Aranha: Regresso a Casa”, e Topher Grace, de “Que Loucura de Família”, no papel de David Duke, líder do KKK.

13 de DezembroCold War – Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski (sessão Traz Outro Amigo Também). Em complemento será exibida a curta-metragem Como Fernando Pessoa Salvou Portugal de Eugène Green (no âmbito do Dia Mais Curto, promovido pela Agência).

Cold War é uma impetuosa história de amor entre duas pessoas de diferentes origens e temperamentos, que são fatalmente incompatíveis, mas que estão destinadas a estar juntas. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria nos anos 50 na Polónia, Berlim, Jugoslávia e Paris, o filme retrata uma história de amor impossível em tempos impossíveis. Vencedor do prémio para Melhor Realizador na edição de 2018 do Festival de Cannes, o sexto filme do polaco Pawel Pawlikowski é livremente inspirado na relação entre os pais do realizador. Rodado a preto e branco, centra-se em duas pessoas que são oriundas de meios muito diferentes e têm personalidades que não condizem uma com a outra. O romance desenvolve-se em plena Guerra Fria, pela Europa, entre a Polónia, Berlim, a Jugoslávia e Paris.

20 de DezembroL’ Apparition, de Xavier Giannoli

Famoso pelo rigor e a imparcialidade das suas investigações jornalísticas, Jacques é contactado pelo Vaticano para participar num inquérito canónico, uma investigação pedida pela Igreja para averiguar a autenticidade de uma aparição da Virgem Maria numa pequena aldeia francesa. A notícia desse acontecimento espalhou-se de tal forma que agora milhares de católicos procuram auxílio em Ana, a rapariga a quem a santa supostamente apareceu. Dividido entre as visões contraditórias de alguns membros do clero, Jacques vai ao encontro de Ana, descobrindo algumas das suas motivações pessoais. Durante todo o processo, Jacques vai ver-se a colocar em causa as próprias crenças. Com argumento e realização do francês Xavier Giannoli, um filme interpretado por Vincent Lindon, Galatéa Bellugi, Patrick d’Assumçao, Anatole Taubman, Bruno Georis e Elina Löwensohn.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos