MENUMENU

Cine-Concerto com Filipe Raposo em Vila Nova de Famalicão

por Arte-Factos em 18 Setembro, 2018

No próximo dia 20 de Setembro, o Cineclube de Joane promove, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a exibição de um filme concerto. Será musicado ao vivo, pelo pianista Filipe Raposo, o filme O Vento (The Wind), de Victor Sjöström. A sessão, que comemora o 20º aniversário da obra, começa às 21h45.

O filme será talvez a obra-prima absoluta de Sjöström. Este grande mestre da paisagem no cinema troca as paisagens geladas dos seus filmes suecos pela aridez de um deserto americano. Um filme mudo que nos faz “ouvir” o assobio ameaçador do vento, que sopra com violência em volta de uma casa no deserto, onde uma mulher tem de lutar também contra a paixão desenfreada de um homem. Sjöström constrói uma atmosfera de pesadelo com base apenas na sugestão. Um dos pontos altos do cinema mudo, reforçado pela presença inesquecível de Lillian Gish.

Filipe Raposo é pianista residente da Cinemateca Portuguesa desde 2004, tendo editado recentemente o DVD “Lisboa Crónica Anedótica” com música composta para o filme de Leitão de Barros. Enquanto compositor, arranjador e pianista, trabalha desde 2001 com muitos dos principais nomes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto, Vitorino, Janita Salomé, Amélia Muge, Camané, Carminho, Maria João. Como pianista tem-se apresentado em vários festivais de Jazz europeus, tendo editado três discos em nome próprio: First Falls (2012), A Hundred Silent Ways (2013), Inquiétude (2015). O objectivo de desenvolver a sua própria linguagem, onde música clássica, folk e jazz se cruzam, leva-o a procurar constantemente novos desafios como compositor e músico.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos