MENUMENU

Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária

por Edite Queiroz em 10 Maio, 2017

O Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária vai estar, a 4 e 11 de maio de 2017, no Largo Residências, no Intendente, em Lisboa.

No dia 11, às 19h00, é exibido o documentário brasileiro Palmas, vencedor do prémio IX Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em 1973, impulsionada pelos interesses da especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza expulsou 1.500 famílias das suas casas na zona costeira da cidade. Estas famílias foram transferidas para um local a mais de 20 quilómetros do seu local de origem, sem a mínima infraestrutura de habitação, e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas. Esta seria mais uma história entre tantas que acontecem no Brasil e pelo mundo, não fosse pelo facto de que essa comunidade resolveu atacar os problemas sócio-económicos dos habitantes do bairro criando o seu próprio dinheiro, o PALMAS. E um Banco: o primeiro banco comunitário Popular do Brasil. O Banco Palmas.

O Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária exibe filmes da 10.º edição do Festival local de cinema Terra di Tutti – Resenha cinematográfica de documentários e cinema social do “sul do mundo”, criado em Bolonha, Itália, pelas organizações COSPE e GVC, em 2007. A edição do Festival de 2016 teve um enfoque particular em modelos e experiências de economia social e solidária (ESS), colocando no centro as pessoas e o ambiente, a promoção do desenvolvimento económico igualitário e redistributivo. Neste contexto, o projeto SSEDAS/SUSY – Economia Social e Solidária, cofinanciado pela União Europeia e coordenado em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, promove alguns dos seus filmes mais emblemáticos, sensibilizando o público para esta temática.

Debates e degustação da gastronomia turca e brasileira (sujeita a reserva) também marcam lugar na programação. As sessões decorrem no Café Ao Largo e a entrada é gratuita.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos