MENUMENU

Ciclo ’24 Imagens – Cinema e Fotografia’ na Cinemateca

por Arte-Factos em 12 Abril, 2018

Dar a conhecer a relação que o cinema estabelece com a fotografia e fazê-lo através de um diálogo de filmes é a proposta do ciclo 24 Imagens — Cinema e Fotografia que a Cinemateca, em Lisboa, apresenta em Maio e Junho. Reunindo 48 programas distintos compreendidos por mais de 100 filmes, o ciclo reflecte o arco cronológico da história dessa relação e a sua abertura, transversal a cinematografias, autores, olhares e territórios cinematográficos.

Entre os filmes a ser exibidos neste ciclo encontram-se O homem da câmara de filmar (1929), de Dziga Vertov, L’étoile de mer (1927), de Man Ray, Carta de uma desconhecida (1948), de Max Ophuls, filmes dos irmãos Lumière e uma série de filmes cronofotográficos do cientista francês Étienne-Jules Marley, datados entre 1890 e 1904, conjugando títulos “clássicos” e raridades que sinalizam a origem fotográfica do cinema e a atracção pelo movimento e pela fixidez das imagens que desde então molda a relação entre as duas artes. 

Reflectindo, interrogando, investigando essa relação, o programa organiza-se em seis eixos temáticos – Álbuns fotográficos, O Fluxo, O Instante, Vestígios do Real, Investigações Fotográficas, Figuras do Fotógrafo e Géneros do Fotográfico – que cruzam práticas e experiências de cineastas e cineastas-fotógrafos, na ficção, no ensaio, no diário, no cinema militante ou no cinema experimental. Neste âmbito, o ciclo apresenta ainda filmes portugueses que estão implicados com a fotografia, como 48 (2009), de Susana Sousa Dias, Fábrica (2013), de Daniel Blaufuks, e Saída do pessoal operário da Fábrica Confiança, um dos primeiros filmes portugueses, de Aurélio da Paz dos Reis, de 1896.

O programa Figuras do Fotógrafo inclui, entre outros, Alice nas cidades (1974), de Wim Wenders, Blow-Up (1966), de Michelangelo Antonioni, Office Killer (1997), de Cindy Sherman, O estranho caso de Angélica (2010), de Manoel de Oliveira, e Rear Window (1954), de Alfred Hitchcock. O ciclo propõe ainda revisitar filmes de realizadores como Stanley Kubrick, Chris Marker, François Truffaut, Ingmar Bergman, Andy Warhol e Federico Fellini.

O programa completo pode ser consultado na página da Cinemateca.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos