MENUMENU

Biografia de José Fonseca e Costa nas livrarias

por Edite Queiroz em 26 Setembro, 2016

Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema no Jornal Expresso e autor de Dicionário do Cinema Português e Fernando Lopes, Um rapaz de Lisboa, acaba de lançar a biografia de José Fonseca e Costa, pela editora Guerra e Paz, numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores. O livro, com o título José Fonseca e Costa, Um Africano Sedutor é a biografia que o cineasta não teve tempo de ler – nas palavras de Jorge Leitão Ramos, que espera o livro lhe possa fazer justiça. “Porque, pior que uma biografia em louvaminha, só um biógrafo ingrato.’’

O autor começou a trabalhar nesta biografia em 2014 e estava a poucas semanas de o concluir quando José Fonseca e Costa faleceu a 1 de Novembro de 2015, com 82 anos, durante a rodagem de Axilas (posteriormente concluído pelo montador Paulo MilHomens). O livro é o resultado de várias entrevistas com o cineasta, a familiares e outras figuras ligadas ao cinema assim como de pesquisas feitas pelo autor em vários arquivos, entre os quais da PIDE (Polícia Internacional da Defesa do Estado).

O lançamento do livro, com apresentação de João Lourenço, decorre no dia 27 de Setembro às 18h30 na Sociedade Portuguesa de Autores (Lisboa), no Auditório Maestro Frederico de Freitas.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos