MENUMENU

Apresentação do documentário ‘Volta à Terra’

por Edite Queiroz em 31 Outubro, 2016

João Pedro Plácido apresenta o seu primeiro documentário, Volta À Terra, no próximo dia 1 de Novembro, na FNAC Chiado (Lisboa), pelas 18.30. A conversa com o realizador será seguida pela projecção do filme.

Com uma carreira impressionante nos principais festivais nacionais e internacionais e vários prémios, Volta À Terra é uma declaração de amor do realizador a uma terra e os seus habitantes. O filme conta a história de uma comunidade em extinção numa povoação isolada nas montanhas do norte de Portugal. Entre a evocação do passado e um futuro incerto, seguimos os habitantes da Uz pelas quatro estações do ano, quatro gerações repartidas por uma cinquentena de pessoas que escolheram ficar e continuar a praticar o seu modo de vida ancestral, longe do rebuliço da modernidade. Entre os habitantes encontramos António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.

João Pedro Plácido nasceu em Lisboa em 1979 e começou a filmar e realizar videoclips aos 19 anos. Mais tarde, estudou Cinema na ESTC (Lisboa) e na Hochschule für Film und Fernsehn (Babelsberg). Tem trabalhado um pouco por todo o mundo, primeiro como assistente de imagem e mais tarde como director de fotografia.

Nas palavras de João Pedro Plácido, “A Uz é a aldeia dos meus avós, e eu sempre quis fazer um filme que relatasse esta vida, longe de tudo, e prestasse homenagem a estes camponeses. Fazer um filme de cinema, digo. Não um mero registo da realidade de forma a deixar um rasto deste mundo condenado a desaparecer, mas enquadrar o quotidiano destas gentes, revelando a sua poesia a par da sua brutalidade. De entre as pessoas que filmei, algumas viriam a tornar-se personagens de uma riqueza surpreendente, oferecendo a esta crónica uma substância romanesca. Este filme é também uma (a minha) homenagem à simbiose do Homem com a Natureza, bem como a defesa de uma forma de ecologia.”


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos