MENUMENU

Animar 12 termina em festa em Vila do Conde

por Edite Queiroz em 2 Junho, 2017

Criada pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema e com uma programação pensada especialmente para a comunidade escolar, a 12ª edição da Animar levou a cabo, nos últimos meses, um conjunto de actividades para alunos de vários níveis de ensino: visitas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema com filmes de animação premiados internacionalmente, ateliers de cinema, entre outras. À semelhança das edições anteriores deste projecto educativo, que tem como objectivo principal a aproximação do público jovem ao cinema, realizadores convidados – Paulo D’Alva, Rui Telmo Romão e Ricardo Mata, Xá (Alexandra Ramires) e Laura Gonçalves – produziram filmes de animação em ateliers organizados com escolas do concelho de Vila do Conde, que serão apresentados pela primeira vez nesta sessão de encerramento, juntamente com uma reportagem de todas as actividades desenvolvidas.

No dia 11 de Junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a Animar celebra o final de mais uma edição com uma festa para toda a família. O programa tem início às 14h30, com brincadeiras para os mais novos e um Workshop de Teatro de Papel. Às 16h00, prossegue com a sessão na qual será exibida a reportagem sobre todas as actividades desenvolvidas desde Janeiro no âmbito da Animar 12, incluindo os filmes realizados nas escolas durante os ateliers de cinema de animação. No Teatro Municipal estará também patente uma mostra dos trabalhos originais desenvolvidos durante as oficinas Animar 12e uma pequena mostra de teatros de papel.

A festa de encerramento da Animar 12 culmina com a apresentação da peça Teatro de Papel – Cindy, de Marcelo Lafontana, que, curiosamente, integra na equipa técnica dois artistas que deram os primeiros passos em Animação enquanto estudantes participantes dos ateliers da Animar: Bárbara Carmo e Carlos Arteiro, responsáveis pelo trabalho de ilustração. A peça narra, de uma forma diferente e bem-humorada, as aventuras e desventuras da menina Cindy, também conhecida como Gata Borralheira. Antes da apresentação da peça, às 14h30, a equipa da Lafontana Produções Artísticas vai orientar um Workshop de Teatro de Papel para pais e filhos onde os mais novos poderão construir réplicas dos cenários e marionetas que fazem parte de Cindy. O custo da inscrição é de 10 euros e inclui a participação de um adulto e de uma criança no workshop e o acesso à apresentação da peça.

A 12ª edição da Animar conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Direcção Geral das Artes, do Governo de Portugal (Cultura) e da Viarco.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos