MENUMENU

Agnus Dei – As Inocentes estreia a 3 de Novembro

por Edite Queiroz em 26 Outubro, 2016

Agnus Dei – As Inocentes arrebatou o prémio do público na festa do Cinema Francês 2016 (onde foi exibido em ante-estreia), galardão que este ano teve o patrocínio da RTP e que se destina a apoiar com cinco mil euros a promoção do filme nas salas de cinema. Realizado por Anne Fontaine (a madrinha desta edição do festival) e distribuído em Portugal pela Films4you, o filme baseia-se um episódio histórico ocorrido na Polónia no ano de 1945, num convento de freiras por onde passaram soldados russos durante a Segunda Guerra Mundial. O diário de bordo da médica de campanha da Cruz Vermelha, interpretada no filme por Lou de Laâge, chegou às mãos de Anne Fontaine através de um sobrinho da mesma e dá conta da violação e consequente gravidez de várias freiras desse convento. Nas palavras da realizadora, “O que me chamou a atenção foi a força incrível desta história e a intensidade das emoções que ela desperta, as questões sobre a violência, a fé, a maternidade, sobre as relações entre o mundo laico e o mundo religioso. Fiquei empolgada com as possibilidades de expressar o encontro entre uma mulher de ciência, uma médica à frente de seu tempo, e estas freiras grávidas”.

O filme, que é já um sucesso de bilheteira em França e nos EUA, estreará nas salas de cinema a 3 de Novembro e, depois deste prémio, terá também tem passagem assegurada na televisão pública nacional.

Como habitualmente, depois do encerramento em Lisboa a Festa seguiu em digressão nacional e terminará no próximo dia 13 de Novembro, em Setúbal. A programação completa poderá ser consultada no site do festival.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos