MÚSICAS DA SEMANA

#218

com

Os Velhos

Partilha com os teus amigos
© David Caetano

Escolhas de Os Velhos

Van Morrison - Tupelo Honey

Um dos maiores cantores que conhecemos canta uma das mais bonitas canções de amor que conhecemos, não há muito mais a dizer… A sequência de estrofe e refrão sempre a andar à roda, a dinâmica da banda toda solta para acompanhar os momentos da música e a voz do Van the Man a apertar os corações.

The Band - When you awake

Se há alguma banda que faz o rock’n’roll parecer uma coisa natural, é esta. Cada voz vinda de um sítio diferente com os instrumentos todos num conjunto harmonioso e imperfeito a fazer o ritmo variar à vontade. Tudo tão rico e tudo composto numa malha simples.

Bob Dylan - Sad Eyed Lady of the Lowlands

Podíamos escolher dezenas de músicas do Bob Dylan para uma lista destas. Escolhemos esta porque tem evidentes algumas das coisas de que mais gostamos na música dele. A capacidade de usar uma estrutura básica para chegar a uma intensidade completamente fora do normal, a discrição, as palavras que misturam de uma maneira surpreendente clareza e mistério e, sim, aquela voz que canta tão bem.

Rolling Stones - No use in crying

Não faria sentido apresentar a ninguém os Rolling Stones, mas no meio de tantos clássicos, há músicas que para nós são das mais fortes e que nem sempre aparecem. Esta é uma dessas. As vozes todas em prece repetida e a do Mick Jagger sempre a puxar, as guitarras entrelaçadas e a bateria, o baixo e o piano a baloiçar no ternário. Gostamos das músicas que duram e esta é mais uma que nunca se gasta.

Maria Teresa de Noronha - O Vento

Não vemos posição mais alta do que a da voz da Maria Teresa de Noronha. Quando o dom dessa voz é conduzido desta maneira livre pelas palavras e pelos trinados, parece que não existem outros lugares para além da verdade dos nossos corações.

Escolhas de Ricardo Almeida

Fugazi – Waiting Room

Há muitos anos que sou fã dos Minor Threat e da filosofia do Ian Mackaye, mas só há relativamente pouco tempo comecei a dar a devida atenção a Fugazi. Bem, mais vale tarde do que nunca. “13” tem rodado muitas vezes nos últimos tempos, e os Fugazi já ganharam um lugar especial na minha estante.

Angel Olsen – Never Be Mine

O disco é do ano passado mas só lhe dei a devida atenção já em 2017. Tivesse eu escutado o My Woman com a devida diligência em 2016 e certamente teria-lhe-ia concedido um lugar mais justo no meu top anual. Olsen está a compor cada vez melhor.

Xiu Xiu – Forget

Forget, o novo álbum dos Xiu Xiu, tem rodado regularmente. Depois do assustador, psicótico, subversivo e visceral Angel Guts: Red Classroom, Jamie Stewart e companhia regressam num flirt com a pop, e esta “Forget” podia perfeitamente passar numa qualquer pista de dança daquelas interessam.

Run the Jewels - Thursday In The Danger Room (feat. Kamasi Washington)

Killer Mike, Run the Jewels, Kamasi Washington, qual é a dúvida?

MX-80 Sound – Why are we here

Um segredo bem guardado do início dos anos 80. Post-punk? Art Rock? Proto-Industrial? Avant-garde? New wave? Ouçam e digam de vossa justiça.

Escolhas de Sèrgio Neves

The Radio Dept. - City Limits

Conduz, apenas. Para além do habitual, para onde for, quando chegares saberás onde estás e perguntar-te-ás, vale a pena voltar atrás?

Acid Ghost - Going Home (Again)

Bonito arrastão exasperado, extravasando uma qualquer noite estrelada em que caminhamos lentamente para casa, cansados mas felizes.

Mãeana - Não Sei Amar

Tantas vezes aquelas em que pensamos saber e controlar uma situação, e ela surpreender-nos com novo gancho de esquerda.

Dryjacket - Epi Pen Pals

Que saudades tinha de umas guitarradas matemáticas, esgalhadas jovialmente numa composição sólida e de fazer abanar a cabeça com vontade.

Childish Gambino - The Night Me and Your Mama Met

Não sei porque não fui ouvir este álbum mais cedo, mas agora sinto que andei a comer gelados com a testa, porque está bastante aprazível. ​


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura.

(Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos