MENUMENU

Cradle of Filth

Cryptoriana - The Seductiveness of Decay
2017 | Nuclear Blast | Metal gótico/sinfónico

Partilha com os teus amigos

Os Cradle of Filth nunca tiveram uma vida muito fácil. Até podem ser amados por muitos, mas também não se safaram de ser uma mera piada no meio de outros vastos círculos. Por cima disso, em anos recentes, mesmo alguns dos seus defensores já bocejavam perante algumas das suas propostas e um novo disco do colectivo Britânico não suscitava grande interesse. “Hammer of the Witches” parece ter arrebitado um pouco a banda e este novo “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay” vem confirmar essa ressurreição.

Após alguns erros cometidos em discos recentes e um exagero no factor teatral e orquestral, agora que finalmente existe um alinhamento fixo, Dani Filth e companhia já têm noção de como soar melhor. Temos de novo um disco mais extremo, com as guitarras a realmente fazer-se ouvir e bons riffs a recuperar a sua posição focal. Mas o que está aqui não deixa de ser Cradle of Filth pintado por números. Está lá tudo, o tom gótico, o órgão, a guinchadeira de Dani Filth, – a sua voz é outra coisa que conseguiu recuperar – a dócil voz feminina a acompanhar, as narrações vampirescas, os blastbeats, as letras inspiradas em literatura victoriana, a fantasia, o erotismo, o humor negro, o cheirinho de black metal que nunca chegou – nem era suposto – para os classificar como tal e o tributo a outros actos conterrâneos que sejam mais contemporâneos que a literatura que os inspira, como os Iron Maiden, nas estruturas das canções.

É o mesmo ADN de sempre e não seriam invenções que salvariam os Cradle of Filth. Têm a sua identidade, soam a si próprios, apenas tinham que usar isso para um disco sólido, pesado e que retirasse todo aquele nocivo açúcar de outros discos. É o que “Cryptoriana” é e deixa-os a soar o seu melhor desde o “Nymphetamine“. Parece que temos mesmo os Cradle of Filth de volta!

Músicas em destaque:

Heartbreak and Séance, Achingly Beautiful, You Will Know the Lion by His Claw

És capaz de gostar também de:

Hecate Enthroned, Dimmu Borgir, Devilment


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos