MENUMENU
Partilha com os teus amigos
Tenshi no Tamago – Angel’s Egg
Título Português: Angel's Egg | Ano: 1985 | Duração: 71m | Género: Animação, fantasia, drama, horror
País: Japão | Realizador: Mamoru Oshii | Elenco: Mako Hyôdô, Jinpachi Nezu, Kei'ichi Noda

Num mundo pós-apocalíptico com estranhas e gigantescas máquinas, numa cidade pesqueira habitada pelos espectros dos pescadores, vive uma jovem rapariga que guarda e cuida religiosamente um misterioso ovo. Certo dia um desconhecido chega à cidade e imediatamente faz-se conhecer pela jovem, deixando incógnitos quais os motivos que o trouxeram e que o levam a seguir a rapariga, eventualmente conquistando a sua confiança.
O que contêm o estranho ovo e quais os motivos do recém-chegado? A estas perguntas nunca nos são dadas respostas conclusivas.

Tenshi no Tamago, ou Angel’s Egg, de 1985 tem como inspiração o Antigo e Novo Testamento, em particular o episódio do Grande Dilúvio. Apenas dois personagens, sem qualquer tipo de background, situados num universo que não nos oferece nenhum tipo de contextualização para além das alusões bíblicas. O personagem masculino apresenta-se transportando às costas uma cruz e as suas mãos estão envoltas em ligaduras numa clara alusão às chagas de Cristo. A jovem de longos cabelos loiros representa a inocência e, através da sua interacção com o outro personagem, a perda da mesma. A interpretação do filme cabe a quem o vir e é complicado fazer uma sinopse que não seja tendenciosa e, certamente, as ilações que retirarem reflectirão a vossa própria visão da religião.

O seu ambiente sombrio e a sua narrativa lenta captam a atenção do espectador para os pequenos detalhes e para as inúmeras mensagens subliminares e simbolismos. Tenshi no Tamago é um filme difícil, não será para qualquer estado de espírito, e recomenda-se uma segunda visualização para verdadeiramente ser apreciado pois a sua apreensão pode ser complicada. No entanto, é isso que o torna fascinante, a sua provocação intelectual a faculdade de nos obrigar a olhar para lá do imediatamente perceptível, para os pormenores e entrelinhas.

A animação é lindíssima e a banda sonora é algo de fantástico no seu desespero épico. Os diálogos, esses, foram inteligentemente postos de lado reduzindo-os ao mínimo indispensável. Uma obra fantástica e revolucionária na historia do anime, Tenshi no Tamago é talvez a melhor obra de animação e ficção científica de que nunca ouviram falar. Resolvido.


sobre o autor

Jorge De Almeida

Partilha com os teus amigos