MENUMENU
Partilha com os teus amigos
Quarta Divisão
Título Português: Quarta Divisão | Ano: 2012 | Duração: 116m | Género: Policial, Thriller, Drama
País: Portugal | Realizador: Joaquim Leitão | Elenco: Carla Chambel, Paulo Pires, Sabri Lucas, Cristina Câmara

Muito se tem falado que este é o ano 0 do cinema português. Principalmente por causa dos cortes de financiamento do ICA, não serão precisos muito mais que os dedos de uma mão para contabilizar as estreias nas salas nacionais em 2013. Assim sendo, era importante que o pouco que existe tivesse, pelo menos, uma marca distintiva de qualidade. Definitivamente, não é o caso deste trabalho dirigido por Joaquim Leitão.

De acordo com o título,  Quarta Divisão propõe-se acompanhar as funções de uma secção da PSP de Lisboa. No fundo, o objectivo será em tudo semelhante ao do belíssimo Polisse, filme francês que retrata uma brigada responsável pelos casos de abusos de menores. No entanto, com histórias mais curtas e simples, a obra de Maywenn adquire uma complexidade dramática e dá um peso psicológico às personagens de forma de tal modo superior, que a comparação é quase absurda.

Quarta Divisa¦âo - Quarta Divisa¦âo

Em Quarta Divisão, os polícias são reduzidos a pouco mais que marionetas de uma história de suspense fraca, repleta de clichés e diálogos sem grande criatividade ou aparência realista. Em causa está o súbito desaparecimento de uma criança de 9 anos, filho de um importante juiz. Quando a sub-comissária Lena encontra o miúdo, suspeita que o caso ainda não acabou e que essa ausência esconde um mistério familiar de proporções terriveis.

Crises conjugais, violência doméstica, pedofilia, falta de solidariedade policial, abuso de poder ou ineficácia e discriminações na justiça…  tudo isto são aspectos abordados de forma profundamente superficial e engolidos pela vulgaridade da narrativa. A câmara em cima das personagens ainda tenta dar algum peso dramático ao filme, tal como a obsessão de Lena pelos motivos do desaparecimento de Martim ainda cria alguma chama e a esperança de que o filme escape ao desastre anunciado. Contudo, tudo se desvanece com a sucessão de revelações repentinas, de mudanças bruscas recheadas de inverosimilhança.

Quarta Divisa¦âo - Carla Chambel, Cristina Ca¦émara, Martim

Enfim, muito, muito fraco. Ou como pegar em questões sérias e dar-lhes um tratamento mais leviano e menos credível que um telefilme de 3ª categoria ou um episódio do Inspector Max.


sobre o autor

Joao Torgal

Partilha com os teus amigos