MENUMENU
Partilha com os teus amigos
One More Time With Feeling
Título Português: One More Time With Feeling | Ano: 2016 | Duração: 112m | Género: Documentário
País: Reino Unido | Realizador: Andrew Dominik | Elenco: Nick Cave, Warren Ellis, Susie Cave, Andrew Dominik

One More Time With Feeling é o filme que documenta o regresso de Nick Cave às canções, no momento mais delicado da sua vida. Realizado por Andrew Dominik, esteve em salas seleccionadas em todo o mundo somente no dia anterior ao lançamento do disco Skeleton Tree.

Encontramos um Nick Cave errático, a discorrer sobre a elasticidade e a compressão do tempo, a decadência, a voz fraca e a dificuldade crescente no ato de criação. Mas a culpa não é só da inevitável passagem do tempo. Deve-se também ao acontecimento terrível na sua vida, em Julho de 2015, quando o seu filho adolescente, Arthur, faleceu quando caiu de um penhasco após tomar LSD.

Esse “acontecimento” que faz com que Nick Cave se reconheça mas que ao mesmo tempo não saiba como reagir quando as pessoas se aproximam de si. Também já não se lembra dos acordes que compôs nem tem o mesmo cuidado com as palavras que utiliza nas suas canções como tivera antes. Também já não acredita em narrativas como acreditara. Sejam as que o tornaram um cantautor icónico ou as que guiam as vidas dos homens.

O filme é composto por meia dúzia de momentos musicais belíssimos de Nick Cave com os atuais Bad Seeds, captados num estúdio em Londres, e por momentos da vida íntima do músico australiano e dos que lhe estão mais próximos, a sua mulher Susie, o filho Earl, e o seu parceiro de composição, Warren Ellis, “aquele que mantém tudo nos trilhos”. A importância do trabalho como reacção ao acontecimento e como forma de terapia, ainda que nem Nick, nem Susie, nem Warren e nem mesmo o realizador, Andrew Dominik, tenham a certeza que este projecto resulte ou seja sequer adequado neste momento de fragilidade.

O facto de o músico e o realizador se conhecerem há cerca de trinta anos e de terem colaborado anteriormente (Cave musicou The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford, realizado por Dominik), é fulcral para o gradual levantar do véu que envolve o casal. A assombrosa cena em que Susie e Nick, numa casa em constante mudança (mais uma vez o trabalho), nos mostram um quadro pintado por Arthur é de um peso inenarrável, com propensão para nos criar um nó na garganta do qual não nos conseguimos desembaraçar facilmente.

Filmado num esplendoroso preto e branco, One More Time With Feeling é inevitavelmente um dos acontecimentos cinematográficos do ano. Mais do que um filme sobre Nick Cave e as suas novas canções é um retrato verdadeiro sobre um pai, conhecido enfant terrible, e a inconcebível dor de perder um filho.

“They told us our dreams would outlive us
They told us our gods would outlive us
But they lied”


sobre o autor

Carlos Vieira Pinto

Partilha com os teus amigos