Partilha com os teus amigos
Não consegues criar o mundo duas vezes
Título Português: Não consegues criar o mundo duas vezes | Ano: 2017 | Duração: 155m | Género: Documentário, Música
País: Portugal | Realizador: Catarina David, Francisco Noronha | Elenco: -

“Hip hop tuga” pode não ser o nome mais charmoso de sempre, mas marca a revelação do movimento em Portugal. Um pouco por todo o país, na década de 1990, nasciam rappers, programas de rádio e núcleos de quem se inspirava no que se fazia entre os Estados Unidos, França e Inglaterra.

Orgulhavam-se do sotaque e rimavam “não” com “som”.

As preocupações sociais até podiam nem ser as mesmas, mas esta tribo tinha a capacidade mobilizadora da subcultura urbana original. Particularmente, entre Porto e Gaia, conduziu ao mesmo destino aqueles que viriam a formar bandas como os Mind da Gap ou Dealema, ou o clã feminino que encontra em Capicua uma espécie de cabecilha na actualidade.

O documentário Não consegues criar o mundo duas vezes faz-se de entrevistas e relatos recolhidos para o efeito, conversas com os principais nomes do movimento. Compreendemos as suas motivações, o que os apaixona, como foi encontrar o lugar no mundo, a relação com as editoras. No fundo, é um álbum de memórias de adolescentes como todos os outros, mas com talento especial para sampling e palavras poéticas.

Filme visionado no Porto/Post/Doc 2017


sobre o autor

Isabel Leirós

"Oh, there is thunder in our hearts" - Fernando Pessoa (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos