MENUMENU

Signos da Noite 2017 arranca a 23 de Novembro

por Arte-Factos em 15 Novembro, 2017

Nascido em Paris, Festival Internacional Signos da Noite é um festival de cinema independente que dá a conhecer a mais recente produção artística audiovisual internacional, com filmes emergentes, radicais, inovadores, sensíveis a outros olhares e realidades. A 15ª edição erá lugar em Lisboa de 23 de Novembro a 3 de Dezembro, entre o auditório do Caleidoscópio (no Jardim do Campo Grande), o auditório do Refeitório I (cantina velha) da Universidade de Lisboa, o espaço cultural Rua das Gaivotas 6 e o espaço do núcleo de cinema documental Kino-Doc.

Com uma programação bastante ecléctica e filmes de toda a parte do mundo, o Signos da Noite procura resistir a categorias convencionais, exibindo obras que reflectem novas formas de aproximação à linguagem cinematográfica e evidenciam um olhar original. Com edições em mais de 30 países, o Signos da Noite é o lugar privilegiado para assistir a um tipo de cinema que testa os seus próprios limites, livre de quaisquer condicionamentos e arriscando-se na experimentação estética.

Além das suas habituais secções competitivas (Documentários, Curtas-metragens e Cinema em Transgressão), o Signos da Noite 2017 apresentará também secções que se focam em filmes de diferentes nacionalidades, programas temáticos e sessões nocturnas. Este ano, o festival tem também a satisfação de anunciar uma sessão especial organizada em parceria com a Conferência Internacional “Movement as Immobility – a Conference on Film and Christianity” com o convidado especial José Tolentino Mendonça, promovendo assim um debate crítico e inclusivo que entende ser também a sua missão enquanto espaço cultural livre.

A programação completa do festival e o júri das competições serão brevemente anunciados. Para já, está confirmada a exibição de A Good American (Friedrich Moser, 2017), Zero Days (Alex Gibney, 2016) e Dusk Chorus (Nika Saravanja & Alessandro d´Emilia, 2017), exemplos de filmes complexos e provocadores, que merecem uma reflexão aprofundada.

Novidades em breve, no site do festival.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos