MENUMENU

Queer Lisboa 20

por Edite Queiroz em 16 Setembro, 2016

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer arranca já amanhã. O Festival, que celebra este ano 20 anos de existência, decorrerá de 16 a 24 de Setembro em Lisboa (com sessões no no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa) e de 5 a 9 de Outubro no Porto (no Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, malavoadora.porto e Galeria Wrong Weather).

Em Lisboa, a programação contemplará uma ampla retrospectiva da obra de Derek Jarman – realizador, poeta, designer, activista e um dos nomes maiores da história do cinema queer – que será exibida na Cinemateca. Nesta mostra, serão dadas a conhecer pela primeira vez em Portugal um conjunto de curtas-metragens em Super 8 (restauradas) recentemente descobertas, assim como um documentário experimental sobre o grupo escocês Orange Juice. The Last of England (1987) e Edward II (1991), dois dos trabalhos mais emblemáticos do realizador serão também exibidos. A retrospectiva será o mote para uma reflexão sobre a cultura punkpós-punk e o cinema experimental britânico, colocando a obra de Jarman em diálogo com nomes como John Maybury, John Scarlett-Davis e Cerith Wyn Evans. Naquela que é uma das maiores mostras alguma vez dedicadas a Derek Jarman, serão exibidas mais de 40 longas e curtas-metragens do realizador. O programa do festival incluirá ainda diversas masterclasses.

fabulous

No Porto, que acolhe o festival pela segunda vez, será exibida uma retrospectiva dedicada ao New Queer Cinema (expressão cunhada nos anos 90 pela ensaísta norte-americana B. Ruby Rich, da Sight & Sound), que se refere a à nova linguagem cinematográfica que veio alterar o paradigma da representação de temáticas queer no cinema. Integram esta retrospectiva títulos como Mala Noche (Gus Van Sant, 1985), The Living End (Gregg Araki, 1992) Poison (Todd Haynes, 1991), Go Fish (Rose Troche, 1994) ou The Watermelon Woman (Cheryl Dunye, 1996).

O festival abre em grande, com a exibição, esta sexta-feira à noite no Cinema São Jorge, de Absolutely Fabulous: The Movie, adaptação ao cinema da mediática série de culto britânica. Os bilhetes para a sessão de amanhã estão já esgotados mas quem quiser ver o filme pode ainda comprar bilhete para sábado, às 17h15. A festa de abertura decorrerá amanhã a partir da meia-noite no Fontória Club Bar & Disco.

A programação completa pode ser consultada na página do festival.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos