MENUMENU

A Leopardo Filmes no LEFFEST 2017

por Arte-Factos em 6 Novembro, 2017

Já foram anunciados os filmes que integram a Competição do Lisbon & Sintra Film Festival 2018. A Leopardo Filmes apresenta nesta secção cinco títulos que têm passado pelos mais importantes festivais de cinema, e que terão depois estreia nas salas de cinema portuguesas: A Ciambra, de Jonas Carpignano; O Dia Seguinte, de Hong Sangsoo; La Libertad Del Diablo, de Everardo González; Frost, de Sharunas Bartas e Western, de Valeska Grisebach.

A Ciambra, que conta com produção executiva de Martin Scorsese, segue um rapaz de 14 anos que vive na Calabria, acompanhando as três comunidades que habitam na região: os italianos, os refugiados africanos e os ciganos. O filme teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores na última edição do Festival de Cannes, onde venceu o prémio Europa Cinemas para Melhor Filme Europeu, e é o candidato da Itália ao óscar de Melhor Filme Estrangeiro. No LEFFEST, o filme será apresentado pelo realizador Jonas Carpignano.

Exibido na Competição do último Festival de Cannes, O Dia Seguinte segue o primeiro dia de Areum numa pequena editora. O seu chefe, Bongwan, teve um caso amoroso com a mulher que trabalhava lá anteriormente. Nesse dia, a mulher de Bongwan encontra uma mensagem de amor, irrompe no escritório e confunde Areum com a mulher que foi embora.

O realizador Everardo González, uma das vozes mais importantes do documentário latino-americano, virá ao LEFFEST apresentar La Libertad Del Diablo, documentário exibido na última edição do Festival de Berlim e vencedor do Prémio da Amnistia Internacional. Este documentário aborda algumas das formas que o fenómeno da violência associada ao narcotráfico assumiu no inconsciente da sociedade mexicana.

Sharunas Bartas, que foi convidado do LEFFEST em 2015, volta para apresentar Frost, filme estreado este ano na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. No filme, um jovem casal lituano voluntaria-se para conduzir uma carrinha de ajuda humanitária até à Ucrânia.

Western, de Valeska Grisebach, foi exibido na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, e está agora na Competição do LEFFEST, onde será exibido com a presença da realizadora. O filme acompanha um grupo de trabalhadores alemães da construção civil que começa um trabalho difícil num estaleiro de uma zona rural na Bulgária. Western é um dos finalistas do LUX Film Prize, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu.

Na secção Fora de Competição do LEFFEST a Leopardo Filmes apresenta algumas das estreias mais aguardadas do ano: Barbara de Mathieu Amalric; Boom For Real: The Late Teenage Years Of Jean-Michel Basquiat de Sara Driver; I Love You, Daddy de Louis C.K; Mektoub, My Love: Canto Uno de Abdellatif Kechiche; On Body And Soul de Ildikó Enyedi e The Captain de Robert Schwentke. Será uma oportunidade privilegiada para ver estes filmes em primeira mão, antes da sua estreia nas salas de cinema. Mathieu Amalric, Sara Driver, Ildikó Enyedi e Robert Schwentke serão convidados do LEFFEST.

Na homenagem à actriz Isabelle Huppert, destaque para a antestreia de La caméra de Claire, realizado por Hong Sangsoo no Festival de Cannes, e exibido este ano no mesmo festival.

Na secção Descobertas, destaque para a estreia nacional de uma coprodução da Leopardo Filmes: Soleil Battant, filme realizado por Clara e Laura Laperrousaz, exibido já em vários festivais internacionais de cinema.

O Lisbon & Sintra Film Festival decorrerá de 17 a 26 de Novembro, entre Lisboa e Sintra.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos