MENUMENU

Festival Play anuncia Cartaz e Cine-Concerto

por Arte-Factos em 6 Fevereiro, 2018

Era uma vez três mulheres, com actividades ligadas às artes e ao cinema, que se depararam com um facto quando começaram a procurar actividades para fazer em família: Lisboa não tinha oferta de filmes para bebés. Catarina Ramalho, já fundadora de eventos na área do cinema em Portugal, Dânia Afonso (designer) e Teresa Lima (professora do primeiro ciclo), decidiram contactar a Câmara Municipal de Lisboa que abraçou de imediato a ideia, reconhecendo a ausência de cinema para os mais jovens, na cidade. São estas as três fundadoras e mães que todos os anos escolhem os melhores filmes para partilhar com as crianças e famílias presentes no Play – Festival de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa.

Em 2018, o Play faz 5 anos. Esta 5ª edição do festival conta com um cartaz especial, que exibirá o melhor cinema do mundo para crianças e jovens, entre 17 a 25 de Fevereiro, no Cinema S. Jorge e na Cinemateca Júnior de Lisboa.

O destaque vai para o filme-concerto de Márcia e Tomara no Cinema São Jorge (17 Fevereiro às 17h). Neste cine-concerto, Márcia e Tomara (projecto de Filipe C. Monteiro), vão acompanhar o grande clássico de Charlie Chaplin, The Circus. A sessão é para maiores de 6 anos e o bilhete custa 7€.

Como nos anos anteriores, o Play disponibiliza ainda ateliês para as crianças e famílias sobre animação e criação cinematográfica, dobragens, filosofia e exploração de ideias no cinema. Os bebés até aos 2 anos não pagam bilhete – as primeiras idas ao cinema ficam por conta do Festival.

Os filmes exibidos no Play são votados pelo público e as crianças os principais eleitores. Os vencedores serão anunciados no dia 25 de Fevereiro. Nesse dia, haverá ainda uma festa de aniversário Play, que contará com as crianças como convidadas e um bolo para soprar as velas e degustar. O cartaz deste 5º aniversário é da autoria do ilustrador Gonçalo Viana.

Na sequência do crescimento do festival, que começou com um crowdfunding e que no ano passado recebeu 11 mil pessoas, o Play está de momento em digressão pelo país. Assim continuará em 2018, com o objectivo de levar a melhor selecção de filmes a outros pontos de Portugal.

O Play mantém a co-produção com o Cinema São Jorge/EGEAC e a parceria da Câmara Municipal de Lisboa. Este ano conta com a MISSÃO UP, projecto educativo da ​GALP, como patrocinador principal.

A programação poderá ser consultada em breve, no site do festival. Por ora, o festival procura voluntários de todas as idades! O formulário de inscrição pode ser preenchido aqui.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos