MENUMENU

Fest – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema

por Edite Queiroz em 25 Maio, 2017

A 13ª edição do FEST ̶̶̶ Festival Novos Realizadores | Novo Cinema decorrerá entre os dias 19 e 26 de Junho de 2017 em Espinho. O evento – que passará pelo Centro Multimeios, Casino de Espinho, Biblioteca Municipal de Espinho e Praia de Espinho, procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.

Quarenta países de diferentes pontos do globo marcarão presença nas diferentes secções competitivas do festival. Na abertura do evento será exibido, em estreia nacional, Tom of Finland, longa-metragem sueca que tem recolhido a atenção internacional para a vida e obra de Touko Valio Laaksone, o artista que revolucionou a arte homoerótica mundial.

Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda – para além das secções competitivas principais – uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional), um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema iraniano e grego, através de uma selecção de doze filmes na secção Flavours of The World. O espaço de reflexão sobre a realidade socioeconómica da Europa é também uma das tónicas de programação na secção Be Kind Rewind. Partindo da parceria com o projecto Off The Wall, chegam a Espinho três filmes que pensam a emigração, a xenofobia e a crise económica através do olhar de jovens cineastas italianos, gregos e espanhóis.

À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, o FEST integrará ainda duas actividades paralelas: o Training Ground e o Pitching Forum. O primeiro incluirá workshops, masterclasses, palestras e debates orientados por peritos de topo e sucesso reconhecido: Allan Starski (The Pianist, Schindler’s List),  Brian Muir (saga Star Wars, Guardians of the Galaxy), David Turner, Ed Lachman (Carol, Erin Brockovich), Eddy Joseph (Harry Potter & the Sorcerer’s Stone, Cold Mountain), Gareth Wiley ou Melissa Leo (The Fighter, Frozen River), entre outros. Pelo Pitchig Forum passarão mais de vinte projectos nacionais que, aqui, se poderão habilitar a ganhar apoios de produção em casas europeias como a Goldcrest ou a ENVY.

Os passes gerais para o Fest 2017 já estão à venda na Bilheteira Online, lojas FNAC e locais habituais. Os ingressos apenas para o Training Ground podem ser comprados na página do festival, onde pode também ser consultada a programação completa do evento.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos