MENUMENU

Extensões do Curtas Vila do Conde levam filmes premiados a várias cidades

por Edite Queiroz em 28 Julho, 2017

A 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 16 de Julho com o anúncio dos premiados. Como é habitual, as extensões do festival (que arrancaram a 17 de Julho e se prolongam até Outubro) vão apresentar, em diferentes pontos do país, algumas das curtas-metragens galardoadas, passando por Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Castro Verde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

No programa Best of Curtas Vila do Conde serão apresentados os filmes My Burden, de Niki Lindroth Von Bahr (Prémio Melhor Animação); Retouch, de Kaveh Mazaheri (Prémio do Público Niepoort da Competição Internacional); Surpresa, de Paulo Patrício (Prémio do Público SPA da Competição Nacional) e Os Humores Artificiais, de Gabriel Abrantes (Prémio Blit para Melhor Realizador).

Nesta 25ª edição, o Curtas Vila do Conde apresentou uma extensa carta branca composta por filmes exibidos no festival em anos anteriores e escolhidos por 25 personalidades. No programa das extensões será apresentado um excerto dessa carta branca com: The Dam Keeper, de Robert Kondo e Dice Tsutsumi, a escolha de Manuela Azevedo (Clã); A Story for the Modlins, de Sergio Oksman, uma escolha de Eduardo Brito; e Bicicleta, de Luís Vieira Campos, o filme escolhido pelo jornalista Ricardo Alexandre.

A pensar nos mais novos, a sessão Curtinhas apresenta os premiados nesta competição do festival onde o próprio júri é composto por crianças: Jubilee, de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion (Menção Honrosa M/3); Lost in Spring, de Fred Leao Prado Wall (Menção Honrosa M/6); e Revolting Rhymes, Part One, de Jakob Schuh (vencedor do Prémio MAR Shopping do Curtinhas).

O calendário das extensões do festival pode ser consultado aqui.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos