MENUMENU

DocLisboa 2018: Programação completa

por Arte-Factos em 4 Outubro, 2018

A programação do Doclisboa 2018  foi esta semana apresentada na íntegra, em conferência de imprensa que aconteceu na Culturgest. Cíntia Gil, co-directora do Doclisboa 2018, salientou o marco que representa o facto de todos os filmes em competição este ano serem estreias mundiais ou internacionais. Manuel Ramalho e Mark Deputter em nome da Culturgest, José Manuel Costa da direcção da Cinemateca Portuguesa e Marina Uva em representação da EGEAC também se juntaram à mesa que celebrou mais uma leva do melhor documentário do mundo inteiro. Feitas as contas são 243 filmes, 68 estreias mundiais, 22 estreias internacionais, 59 filmes portugueses, 54 países representados. E, nos números do público, claro que vamos querer contar com a sua presença.

A divulgação dos filmes em competição é sempre um momento marcante para todos os festivais e a conferência de imprensa permite anunciá-los ao mundo. Este ano, dos 22 filmes apresentados na Competição Internacional, 12 fazem aqui a sua estreia mundial e 10 a sua estreia internacional. São filmes provenientes de 21 países que revelam a pluralidade formal e estética de olhares sobre o mundo, os diversos modos de pensar e agir sobre o que nos rodeia.

Já na Competição Portuguesa, e a rimar com o ano da edição, os filmes seleccionados são 18. Muitos são nomes novos, outros regressam ao DocLisboa, simultaneamente frágeis e afirmativos. As formas livres e inesperadas convivem com a diversidade de espaços e tempos em que as narrativas se constroem.

Todo o programa aqui.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos