MENUMENU

DocLisboa’16 Anuncia Júris da 14ª Edição

por Edite Queiroz em 3 Outubro, 2016

Manon de Boer (fotógrafa), Karen Akerman (montadora e realizadora), Kathrin Kohlstedde (programadora), Valérie Massadian (fotógrafa e realizadora) e Ludovic Lamant (jornalista) serão os jurados da Competição Internacional do DocLisboa’16, que este ano conta com 18 filmes de 13 países e 7 estreias mundiais. Os jurados da Competição Portuguesa serão Alexandra Carmo (a Xana dos Rádio Macau), Emily Wardill (artista e realizadora) e Mads Mikkelsen (programador e coordenador do comité de selecção no CPH:DOX). Este ano a Competição Portuguesa compreende 12 filmes e 9 estreias mundiais. No júri dos Verdes Anos, secção que este ano terá uma competição própria, estarão Leonor Teles, Giulio Vita e Nuno Lisboa.

Na edição serão atribuídos os seguintes prémios: Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor filme da Competição Internacional; Prémio SPA do Júri da Competição Internacional; Prémio Doclisboa para melhor curta-metragem (até 40′), transversal a Competições e Riscos (o vencedor será pré-nomeado ao Óscar de Melhor Documentário de curta-metragem); Prémio José Saramago Fundação José Saramago e Livraria Lello para o melhor documentário falado maioritariamente em Língua portuguesa, galega ou crioulo de origem portuguesa (transversal a Competições e Riscos); Prémio Ingreme / Doclisboa para Melhor Filme da Competição Portuguesa; Prémio Kino Sound Studio do Júri da Competição Portuguesa; Prémio Escolas ETIC — para melhor Filme da Competição Portuguesa; Prémio do Jornal PÚBLICO para melhor Filme Português transversal a Competições, Riscos, Heart Beat e da Terra à Lua.

Na Competição Verdes Anos será atribuído o Prémio La Guarimba (uma residência oferecida pelo festival Italiano La Guarimba, a ter lugar ao longo de 10 dias no Sul de Itália, na cidade de Cleto, em 2017, com vista ao desenvolvimento de uma curta-metragem) e o Prémio Especial do Júri Verdes Anos (uma bolsa de participação no seminário Doc’s Kingdom, a realizar em Setembro de 2017).

O DocLisboa’16 decorre entre 20 e 30 de Outubro e estará presente em toda a cidade, da Culturgest ao Cinema São jorge, da Cinemateca Portuguesa à Fundação Calouste Gulbenkian.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos