MENUMENU

Realizador F. J. Ossang em retrospectiva no Curtas

por Arte-Factos em 18 Junho, 2017

A cada edição, o Curtas Vila do Conde dedica a secção In Focus à retrospectiva de um cineasta. A título de exemplo, em 2016 foram exibidos filmes do colectivo norte-americano Borderline Films e em 2015 a obra de Quentin Dupieux – também conhecido como Mr. Oizo.

Este ano, no 25º Curtas, será apresentada a filmografia completa do cineasta francês F. J. Ossang, vencedor da Competição Experimental do festival em 2009, que estará igualmente presente para apresentar os filmes.

É o nome mais punk do cinema contemporâneo, em constante provocação do establishment artístico. É ainda um prolífico: escritor, editor, poeta e músico, colecciona no seu currículo cerca de vinte livros. Lidera os MKB (Messageros Killers Boys), uma banda de noise ‘n’ roll como autodenominaram o estilo, uma fusão entre o rock e a música industrial.

Nasceu na década de 50 e mudou-se para Paris na década de 1980, e foi no Institut des Hautes Études Cinématographiques que realizou os primeiros trabalhos, duas curtas-metragens e uma longa. Demarca-se pela inspiração literária e tom político, partindo do mundo pós-apocalíptico de ficção científica para se aproximar do punk e do film noir. O filme mudo e o expressionismo são também uma força fundamental.

O 25º Curtas Vila do Conde decorre entre 8 e 16 de Julho, e o Arte-Factos tem a honra de ser uma vez mais parceiro desta festa do cinema.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos