MENUMENU

Close-up | Festival de Cinema em Famalicão – 3ª edição

por Arte-Factos em 10 Outubro, 2018

O Close-up – um festival de cinema que se apresenta como observatório – regressa para a sua 3ª edição (ou capítulo) de 13 a 20 de Outubro de 2018. A organização esclarece:

A designação Observatório deseja evocar, um contínuo e detalhado olhar sobre a produção do Cinema do presente, antecipando as mutações que o futuro trará, nas suas relações com as outras artes, o mundo académico e a comunidade, atribuindo protagonismo a sessões comentadas que se estendem por todo o programa. A história do Cinema estará no cerne da programação do Observatório, sustentada no legado da linguagem das imagens em movimento: da arqueologia das imagens fantasmáticas do virar do séc. XX, até ao universo digital e da multiplicação de ecrãs do séc. XXI. (fonte)

Esclarecidos quanto ao propósito, é de louvar a coerência e o empenho que ano após ano encontramos na iniciativa, que consegue alinhar na mesma semana o cinema clássico de referência e a contemporaneidade da 7ª arte.

O programa está já disponível em closeup.pt, embora me pareça evidente que o importante é ir: seja em que dia for, há garantias de bom cinema à nossa espera.

As entradas variam entre o gratuito e os 2 euros para filmes, os concertos vale 6 euros. Todas as sessões decorrem em Vila Nova de Famalicão, nos diferentes espaços e valências da Casa das Artes.

 

DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO

O cineasta japonês Kenji Mizoguchi é figura central de retrospectiva e de uma abordagem refrescante: como o seu cinema cruza caminhos e influenciou cineastas nacionais, incluindo Paulo Rocha e João Pedro Rodrigues.

The Legendary Tigerman e Noiserv irão musicar cinema ao vivo.

Cabaret Maxime, Ramiro, Mudar de Vida e Soldado Milhões, são quatro dos títulos nacionais em cartaz.

Uma secção de cinema dedica-se ao real e actual tempo em que a América Latina, um continente em mudança.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos