MENUMENU

Chris Petit e Matías Piñeiro em foco no Porto/Post/Doc

por Arte-Factos em 9 Outubro, 2018

Chris Petit e Matías Piñeiro serão os realizadores em foco na próxima edição do Porto/Post/Doc, a decorrer entre 24 de Novembro e 2 Dezembro, em vários espaços da cidade do Porto.

Realizador e escritor, Chris Petit teve uma estreia fulgurante com a sua primeira longa-metragem, Radio On, de 1979. Um road movie que tem como pano de fundo a paisagem britânica e uma banda sonora arrojada que conta com músicas de David Bowie, Kraftwerk, entre outros. As figuras marginais, como Peter Whitehead, a experimentação dos meios audiovisuais (trabalhou inclusivamente para televisão) e o cruzamento entre as imagens e a deriva urbana, que explorou juntamente com Iain Sinclair, são alguns traços gerais dos filmes realizados ao longo dos últimos 40 anos.

No Porto/Post/Doc será possível ver grande parte da obra de Chris Petit, num programa que reúne curtas e longas metragens, algumas das quais exibidas pela primeira vez em Portugal. O realizador estará no Porto para apresentar os seus filmes, nomeadamente Negative Space, um filme experimental que reflecte sobre o modo como vemos e recordamos as imagens, cuja projecção será seguida de uma conversa com Laura Mulvey, uma das mais importantes investigadoras de cinema da actualidade.

Outro destaque anunciado hoje é o foco na obra de Matías Piñeiro, que também estará presente no festival. Com apenas 36 anos, o realizador argentino, que se tem dedicado sobretudo a adaptações livres de textos de Shakespeare para cinema, é uma das jovens promessas do cinema latino-americano. No Porto/Post/Doc serão apresentados cinco dos seus filmes: Una Mujer Silenciosa, Viola, In The Museum, La Princesa de Francia (nomeado para melhor filme no Festival de Locarno) e Hermia & Helena. Matías Piñeiro apresentará ainda uma carta branca no festival: Il Monte delle Formiche, do realizador Riccardo Palladino, filme apresentado em estreia nacional.

Chris Petit e Matías Piñeiro juntam-se assim à programação já anunciada, que inclui uma retrospectiva integral da obra de António Reis e Margarida Cordeiro e um workshop orientado por Laura Mulvey.

O Porto/Post/Doc decorre entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, no Cinema Passos Manuel, no Cinema Trindade, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP. A edição de 2018 conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual – Ministério da Cultura, da CVRVV – Vinho Verde, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Acción Cultural Española – AC/E, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e da ArtWorks.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos