MENUMENU

10ª Festa do Cinema Italiano: 5 a 13 de Abril

por Edite Queiroz em 22 Março, 2017

Organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, a 10ª edição da Festa do Cinema Italiano realiza-se este ano de 5 a 13 de Abril. Pela primeira vez, o festival acontece simultaneamente em cinco cidades – Lisboa (Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés), Porto (Teatro Rivoli e no UCI – Arrábida), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Almada (Fórum Municipal Romeu Correia) e Setúbal (Cinema Charlot) – seguindo depois para mais de 15 cidades portuguesas e três países: Brasil, Angola e Moçambique.

Em Lisboa, o festival realiza-se no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens, de ficção, documentário e animação.

Nesta edição, cuja imagem tem como base uma das ilustrações de Milo Manara, os filmes Fai bei sogni, de Marco Bellocchio e In guerra per amore, de Pif, serão exibidos nas sessões de abertura e de encerramento, respectivamente.

Nestes dez anos de Festa do Cinema Italiano é comemorada também a Commedia all’italiana e um dos seus fundadores – Dino Risi – em ocasião do centenário do seu nascimento. Este evento é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, numa selecção que inclui dez filmes, entre os quais Il sorpasso, que dá nome à Associação que organiza o festival.

Todas as novidades e informações podem ser acompanhadas no site do Festival e na na página de Facebook.

 


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos