MENUMENU

YOUTH

Paths (EP)
2012 | Edição Autor | Electrónica

Partilha com os teus amigos

Há momentos da vida que merecem ser devidamente assinalados. Eis que Paths, o EP de estreia do projecto YOUTH, pelas mãos do português Diogo Lima, surge para deixar uma marca naquela etapa da nossa existência onde tudo é vivido ao máximo, onde tudo acontece tão rápido que nem damos conta que já aconteceu. Mais do que chorar o passar dos anos, há que saber vivê-los. É essa a lição de Paths e o testemunho que YOUTH deixa ao mundo.

Não parece haver dúvida que é da electrónica que as maiores surpresas conseguem chegar. Explorando um universo que nos faz recuar aos anos dourados da chillwave, onde o sintetizador é lei, YOUTH não vai assim tanto em conversas saudosistas e procura deixar-se levar por ares mais jovens e frescos. Não haverá maior prova disso mesmo que o calor e a sedução de Islands, tema que coabita no meio de uma verdadeira tempestade tropical, vivendo durante os seus quatro minutos de sucessivos reveses que a tornam ainda mais pujante.

Existe ao longo deste curto mas potente shot, uma velocidade que vai até apertar a mão a certos recantos da electrónica francesa. (Intro) antecede a velocidade estonteante do tema-título Paths, que não deixa de ter o seu quê de Kavinsky, onde o layering aumenta a rotação para níveis que pedem mesmo uma pista de dança. Todo esse cuidado e mestria na estrutura das canções, bem visível nas duas partes irmãs de To Highways, leva-nos a pegar este EP de uma vez para sempre, fazendo-nos até mergulhar numa certa viagem cinematográfica, onde tanto o mar como uma cidade à noite são paisagem.

Como tantos outros milhões de minúsculos projectos, Diogo Lima ainda agora começou a desenhar o seu percurso. Valha-nos a sorte e a electrónica portuguesa ganhará um seríssimo nome para onde olhar. Cá entre nós, parece mesmo que YOUTH será aquele lugar de onde não vamos mesmo querer sair.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos