MENUMENU

Torto

Torto
2013 | Lovers & Lollypops |

Partilha com os teus amigos

Virtuosismo musical pode rimar com parolice? Pode. Rima com Torto, um trio de virtuosos? Nem por isso. Esta aposta da eu-faço-sempre-boas-apostas Lovers & Lollypops chega como uma boa surpresa nesta última metade de 2013. O disco homónimo, composto por 5 composições maioritariamente longas (exceção feita a Batata Quente, por acaso o tema mais acelerado do registo), fala com “limpeza” do rock instrumental (afinal, o que raio é isso do pós-rock, não é, amigos?).

E aqui falamos de limpeza porque é isso mesmo que nos transmitem as cordas de Jorge Coelho (guitarra) e Miguel Ramos (baixo) e a bateria de Jorge Queijo. Falamos de rock sem adereços e simples. Embora denso na forma como, através, não das palavras (não as há), mas das ondas sonoras que entram pelos nossos ouvidos, não deixa de ter um delicado toque de quem tem algo a dizer, com urgência, mas não deseja que o saibamos com frases reduzidas. Há que compreender o importante, sem nunca temer a beleza na forma de quem o transmite.

O melhor tema… esqueçam, o melhor tema parece mal. Queríamos dizer: o tema em que melhor se sente esta forma de comunicar dos Torto é Polvo Sereno. Aqui é onde a bateria de Queijo atinge o expoente e as guitarras jogam de maneira mais eficaz.

Uma ótima proposta da Lovers, sem um pingo de sobranceria musical ou mau gosto. Aliás, até o artwork é bom. Da autoria de João Guedes, já agora. De facto, os virtuosos já não são o que eram…


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos