MENUMENU

Torche

Harmonicraft
2012 | Volcom Entertainment | Rock

Partilha com os teus amigos

Formados em Miami, e com quase 10 anos de existência, os Torche são vulgarmente caracterizados como uma banda de metal, mas não sabem como soar a metal. Na verdade, mais facilmente se poderia caracterizar os Torche como um misto de stoner metal e hard rock com uma estranha mas deliciosa sensibilidade pop. Depois do álbum de estreia homónimo (2005) e de Meanderthal (2008) terem sido aclamados positivamente pela crítica musical, seria expectável que o próximo álbum lançado pela banda viesse reforçar ainda mais o seu selo de qualidade.

No entanto, é importante referir que depois de Meanderthal, o guitarrista Juan Montoya abandonou a banda (Andrew Elstner entrou para o seu lugar) e, posteriormente a banda lançou um EP com uma sonoridade diferente daquilo a que nos habituaram (Songs for Singles – 2010). Com estes pequenos grandes acontecimentos havia motivo suficiente para duvidar se Harmonicraft manteria a identidade da banda intacta. Mas, não só Harmonicraft é fiel ao que são os Torche, como se apresenta mais polido e tão forte, ou melhor, que os seus antecessores. Em momento algum o álbum perde qualidade ou fica monótono e desinteressante. Vale a pena destacar a abertura em modo hino de estádio com “Letting Go” e “Kicking”, o brilhante trabalho de guitarras de “Snakes Are Charmed” ou “Roaming”, para ouvir num carro a alta velocidade. Pelo meio, o álbum tem também tempo para um puro instrumental (“Harmonicraft”), para umas rapidinhas em registo noise (“Walk It Off”, “Sky Trials”) e para prestar homenagem aos Black Sabbath (“Looking On”).

Num período onde o rock, o metal e as respectivas fusões de ambos os estilos estão a passar por uma crise de criatividade, é bom saber que há bandas que ainda conseguem, mantendo-se fiéis ao que são, produzir bons álbuns. Harmonicraft é poderoso por estar repleto de riffs raivosos e pegajosos, mas também sabe como ser belo e harmónico (já avisava o título!). Concorrente às listas de melhores álbuns de 2012? Provavelmente. Agora, deixem-me fazer loop mais uma vez…


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos