MENUMENU

The Drums

Portamento
2011 | Moshi Moshi Records | Indie Rock

Partilha com os teus amigos

2010 foi só o ano passado, mas parece que o assobio de Let’s Go Surfing está presente há muito no universo musical. Os Drums conseguiram um lugar ao sol o ano passado com todo o mérito, estes nova-iorquinos chegaram, viram e venceram; os temas animados, dançáveis e refrães orelhudos do álbum homónimo puseram o pé dos críticos a bater e, com a ajuda de uma campanha de marketing ou outra, os Drums estiveram na berlinda.

Sem demoras e com o desejo de que a criatividade não se esgotasse em apenas um bom álbum, Jonathan Pierce e seus companheiros, lançam agora Portamento.

Novo álbum, nova mística. Portamento parece ser um álbum mais adulto, menos vivo e mais nublado por um nevoeiro industrial e cheio de pormenores do New Wave dos anos 80. Talvez o passado de Jonathan Pierce ligado à música electrónica tenha levado os Drums numa direcção que provavelmente não estaríamos à espera. Ainda assim, o indie pop que caracterizou o álbum anterior continua presente, com menos expressão, mas presente.

O single Money é uma das faixas mais idiossincráticas no que toca aos Drums e àquilo que nos cantaram no álbum anterior, um refrão a puxar ao coro e a contemporaneidade do tema: “I want to buy you something, but I don’t have any money” – musicalmente, é com a influência clara dos Smiths que se percebe que em Brooklyn também se faz sentir a crise. Em Hard to Love e I Need a Doctor são os Joy Division que parecem tomar conta dos microfones, dá a sensação que é Peter Hook no baixo. Searching for Heaven dá-nos um misto de teclados gélidos com uma voz triste. In the Cold poderia muito bem ter estado no álbum anterior, a voz de Jonathan logo a abrir introduz mais um tema amargurado mas ritmado ao estilo de It Will All End in Tears.

No geral, está um disco triste, sem grandes rasgos de criatividade, com uma ou outra boa canção, mas nada que faça mossa.

A mudança de trilho (do indie pop/rock mais juvenil para um pós-punk taciturno) é, por vezes, difícil de fazer. Agrada a uns, desagrada a outros.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos