MENUMENU

Sufjan Stevens

The Age of Adz
2010 | Asthmatic Kitty Records | Indie, Folk

Partilha com os teus amigos

Sufjan Stevens foi o protagonista de um dos melhores álbuns conceptuais da última década: Illinois é um álbum fantástico, uma ode ao estado do centro dos Estados Unidos, uma epopeia pela história de Illinois e, consequentemente, da América. Os sons eram diferentes dos habituais, era folk, era barroco, era pop, era rock: era Sufjan Stevens.

Cinco anos passaram e só agora Sufjan se aventurou a fazer um novo álbum de estúdio. E “aventurou-se” é a expressão correcta, Sufjan Stevens formatou-se de maneira diferente para este novíssimo The Age of Adz. O risco foi grande, Sufjan trocou muitos dos trompetes e dos banjos habituais nas suas músicas por sintetizadores e drum machines. A música de Sufjan tornou-se mais experimental e menos virada para o folk. Continua a sentir-se a presença de Sufjan em todas as músicas com os coros delicados, os xilofones sensíveis e a brisa de uma guitarra acústica sussurrante. Sem lugar para futilidades e extravagâncias. The Age of Adz distancia-se um pouco de Illinois, é natural, de um artista tão completo como Sufjan Stevens só se pode esperar que siga novos caminhos, tente novas coisas e arrisque, porque não há muita probabilidade de errar redondamente. E, assim, parece que Sufjan Stevens se rendeu à era digital e compôs todos os seus arranjos orquestrais com bases mais electrónicas.

Futile Devices é a música catalisadora de todo o álbum, com a ajuda lá pelo meio de uma Get Real, Get Right e de I Want to Be Well. Na derradeira faixa, Impossible Soul, pode-se escutar Shara Worden, a vocalista dos My Brightest Diamond.

A confusão saudável que é o álbum parece ter tido influência do artista apocalítico Royal Robertson, como é relatado pelo próprio músico americano.

Talvez Sufjan Stevens tenha perdido fãs com este The Age of Adz, mas de certeza ganhou outros. Com certeza não poderia sair um álbum tão consensual como Illinois.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos