MENUMENU

João Alegria Pécurto

Um lugar de silêncio, para que tudo cante na tua ausência
2011 | Edição Autor | Experimental

Partilha com os teus amigos

Um lugar de silêncio, para que tudo cante na tua ausência é o primeiro EP de João Alegria Pécurto, lançado no dia 12 de Outubro via bandcamp. Em apenas quatro temas «gravados em casa num curto período de tempo», o artista transporta-nos para uma hipnose conduzida pelo som acústico das suas vigorosas guitarras.

O EP inicia-se com uma sonoridade suave e crescente, que gera de imediato uma empatia com o ouvinte – cria-se na imaginação um harmonioso cenário onírico; uma intensa viagem por desconhecidas terras lusitanas. A energia musical de João Alegria Pécurto, tão poderosa e transparente, promove uma distanciação de um mundo inquietante, dos horários, da pressa, dos compromissos, das regras e da rotina. Com efeito, este belíssimo EP e as suas deleitantes influências da música tradicional portuguesa conseguem estabelecer uma hipnotizante sensação de calma e de sossego embebida de nostalgia, embora um pouco repetitiva, mas não menos genial.

Destacando a arrebatadora terceira faixa, em cada um dos seus acordes encantadores despertam-se sentimentos antigos, angústias esquecidas, alegrias remotas, uma enorme panóplia de sentimentos contraditórios, que se resumem num único conceito bem português – a saudade.

É uma melodia autêntica e invulgar que nos enfeitiça a cada guitarrada, e que merece ser ouvida. Como descreveu o próprio músico, em entrevista ao Bodyspace.net, «É a criação de lugares mentais, de percepção, uma circunstância rica, psicológica, um fluxo, que me move e altera; criam-se lugares de sentimento, lugares de memória por vezes, lugares de silêncio…».


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos