MENUMENU

Brad Paisley

American Saturday Night
2009 | Arista Nashville | Country

Partilha com os teus amigos

“Ah the simple life”, podia ter sido o título deste American Saturday Night não fosse uma das inúmeras virtudes deste álbum a capacidade de nos transportar para o quotidiano norte-americano das “small towns”, onde o tempo é muito e as preocupações são poucas,  tornando este álbum uma pérola do “country”.

Festas da cidade, grandes pescarias, Deus, família, amores e desamores, a vida vista de um prisma de simplicidade, sem filosofias baratas ou grandes dramas, são estas as premissas canção após canção.

Um raro pedaço da “Americana” que nos é transmitida sem fazer lembrar o estereótipo do hillbilly idiota. American Saturday Night, a faixa homónima, é um resumo bem disposto do que faz a América: um país de várias culturas interligadas que sempre acolheu a imigração. Welcome toThe Future é uma lição de história do País que se cruza com a história pessoal do autor e é talvez o melhor momento do álbum. Anything Like Me é talvez a descrição mais sincera sobre o sentimento de paternidade e No é um retracto emocional sobre infância, laços familiares e Deus. She’s Her Own Women e The Pants são elogios ao feminino e a prova de que para além dos cowboys de “Broke Back Mountain”, nem todos são machistas tendencialmente homofóbicos. You do The Math é hilariantemente simplista na sua descrição de uma relação: It takes two to make love (…) I’m one/ you’re one/ You do the Math. E ninguém lhe tira a razão.

Em Catch All The Fish surge também um forte candidato a melhor musica. Uma grande canção country com pianos, violinos, guitarradas, harmónica e um banjo: a musica perfeita para qualquer saloon.

Resumindo: Um bom álbum country que acrescenta uma sonoridade do novo século as formulas antigas e capaz de nos deixar um sorriso na cara. Liricamente é sincero, não se pode dizer que seja intelectualmente desafiante mas não soa a sentimentalismo plastificado. Os arranjos são brilhantes e um dos pontos fortes deste álbum.

American Saturday Night é aconselhável aos apreciadores do estilo e aos que nunca pensaram ouvir e agrada ao menino e à menina.


sobre o autor

Jorge De Almeida

Partilha com os teus amigos